
A importância do Governance Officer no contexto da governança
Sabe-se que a Governança Corporativa é um tema de suma relevância e que cada vez mais vem sendo implementada nas empresas brasileiras, tanto na sociedade de quotas, como nas sociedades por ações, de capital aberto ou fechado.
Recentemente, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) apresentou os conceitos de Secretaria de Governança e do Governance Officer (expressão mais nova).
A implementação da Governança Corporativa é uma jornada, que deve ser feita de maneira cautelosa e devagar, levando de 1 a 5 anos para apresentação de resultados. E a figura do Governance Officer é importantíssima, pois é ele quem começa e faz nascer a governança nas empresas, sendo um cargo de altíssimo nível, normalmente jurídico, em razão do conhecimento técnico.
Já o secretario de Governança é quem assessora toda a governança da empresa, cuidando das pautas das reuniões, das reuniões propriamente ditas para que não haja dispersões, nem perda de tempo, da revisão os documentos jurídicos.
Ambos os profissionais devem estar alinhados com a Presidência/Diretoria, além de entender a competência de cada Conselho constituído, buscando a maturidade da Governanças dentro das empresas, sempre pautadas nos princípios da integridade, transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade.
Nosso Escritório conta com a expertise necessária para ajuda-lo a implementar a Governança Corporativa e Jurídica em suas empresas.
Fonte: https://www.ibgc.org.br/blog/importancia-governance-officer-contexto-governanca>
Data: 06/09/2024>